A campanha começou em Mol,16 de Eyre, 998 A. R.
Mas o que isto quer dizer?
A referência A. R. (Y. K.) significa Ano do Reinado (Year of the Kingdom), algo como o Ano do Senhor, Anno Domini em latim, muito usado no passado da Europa. O Reinado em questão é o Reino de Galifar, e o ano 0 A. R. seria o ano da fundação do império pelo Rei Galifar I.
Eyre é o mês da metade da primavera. Tem esse nome porque uma das doze luas em órbita de Eberron, Eyre, está com sua órbita mais próxima durante esse mês, que dura 28 dias como todos os outros, formando um ano um pouco menor que o ano da Terra.
Tendo 28 dias somente, cada mês é dividido em quatro semanas de sete dias, e Mol é o segundo dia da semana. Assim não há como o dia 16 ser outra coisa que não Mol, já que passam quatro Mol durante um mês: os dias 2, 9, 16 e 23.
Esses dias da semana, na ordem, são: SUL, MOL, ZUL, WIR, ZOR, FAR e SAR.
Como dito, todos os doze meses possuem os nomes das doze luas vistas em Siberys, o Dragão Acima (esta é uma referência ao céu de Eberron e a um dos Três Dragões Progenitores que criaram o universo, mas também pode referenciar o Mar Astral). Além disso, cada mês é tradicionalmente associado a uma marca dracônica. Eis a lista dos meses:
1. Zarantyr (meio do inverno) - Marca da Tempestade
2. Olarune (final do inverno) - Marca da Sentinela
3. Therendor (começo da primavera) - Marca da Cura
4. Eyre (meio da primavera) - Marca da Criação
5. Dravago (fim da primavera) - Marca do Treinamento
6. Nymm (começo do verão) - Marca da Hospitalidade
7. Lharvion (meio do verão) - Marca da Detecção
8. Barrakas (final do verão) - Marca da Descoberta
9. Rhaan (começo do outono) - Marca da Escrita
10. Sypheros (meio do outono) - Marca da Sombra
11. Aryth (final do outono) - Marca da Passagem
12. Vult (começo do inverno) - Marca da Guarida
Este calendário será importante como referência para saber QUANDO ocorrem os eventos descritos aqui, e também porque por alguma razão mística do destino (como diz um dos jogadores), o grupo de forjados ficou envolvido com uma relíquia chamada de Astrolábio das Treze Luas.
E por falar em astrolábio: a imagem decorando esta postagem é a Constelação de Tiamat. Várias outras fazem referências a certos dragões lendários em Eberron, inferiores aos Três Dragões Progenitores, como Bahamut, Chronepsis, Garyx, etc.: todos são nomes de constelações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário